O curso de Atendimento Pré Hospitalar esta de acordo com a Portaria 2048/2002.

O curso de Atendimento Pré Hospitalar esta de acordo com a portaria 2048/2002.

NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Esta Norma Regulamentadora – tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde, assistência à saúde em geral.
Aulas teóricas, simulado e prática, sendo enfatizada a necessidade de se estar preparado para atender vítimas de acidentes e males súbitos.

Público alvo: Bombeiros Civis Profissionais e acadêmicos da área da Saúde Condutores de veículos de emergência

Carga horária:O curso possui a carga horária de 300 ou de 98 horas.
Aulas Teóricas em sala de aula com equipamentos.

CONHECER PROCEDIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DO LOCAL NÚMERO DE VÍTIMAS E OS PROCEDIMENTOS DE BIOSEGURANÇA. CONHECER OS PROCEDIMENTOS PARA ACIONAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS DE SOCORRO DE VÍTIMAS E AS AÇÕES PARA LOCALIZAÇÃO DOS HOSPITAIS DE REFERÊNCIA NAS APROXIMIDADES DO LOCAL DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO EM EMERGÊNCIA.

• CONHECER A LEGISLAÇÃO QUE REGULAMENTA OS PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA O NÍVEL
  • EQUIVALENTE À BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL.
  • PROCEDIMENTOS INICIAIS.
  • CONHECER OS SINAIS E SINTOMAS DE OBSTRUÇÃO EM ADULTOS CRIANÇAS E BEBÊS CONCIÊNTES E INCONCIÊNTE
  • PROMOVER A DESOBSTRUÇÃO.
  • AVALIAÇÃO DO PACIENTE.
  • AVALIAR A CENA, OS MECANISMOS DE LESÃO, NÚMERO DE VÍTIMAS E O EXAME FÍSICO.
  • ANÁLISE PRIMÁRIA (A, B, C, D, E).
  • ANÁLISE SECUNDÁRIA, EXAME DA CABEÇA AOS PÉS, ENTREVISTAS E SINAIS VITAIS.
  • VIAS AÉREAS.
  • FRATURAS: CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO, RECONHECIMENTO E TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÕES.
  • RCP (RESSUCITAÇÃO CARDIO PULMONAR).
  • CONHECER AS TÉCNICAS DE RCP PARA ADULTOS, CRIANÇAS E BEBÊS.
  • USO DO DESFIBRILADOR AUTOMÁTICO (D.E.A.).
  • EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS.
  • ESTADO DE CHOQUE: CONCEITOS; CLASSIFICAÇÃO; CONHECER OS SINAIS E SINTOMAS.
  • TÉCNICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO ESTADO DE CHOQUE.
  • HEMORRAGIAS: CONCEITOS; CLASSIFICAÇÃO, RECONHECIMENTO E TÉCNICAS DE HEMOSTASIA.
  • FERIMENTOS: CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO; IDENTIFICAR OS TIPOS DE FERIMENTOS LOCALIZADOS.

Quadro de unidade didática do curso

APLICAR CUIDADOS ESPECÍFICOS EM FERIMENTOS.

QUEIMADURAS: CONCEITOS; CLASSIFICAÇÃO; CONHECER TIPOS (TÉRMICAS QUÍMICAS E ELÉTRICAS)

OS GRAUS DE QUEIMADURAS 1º, 2º E 3º APLICAR TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE SOCORROS DE QUEIMADURAS.

EMERGÊNCIA CLÍNICA

• RECONHECER SINAIS E SINTOMAS DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO AVC/AVE, DISPINEIA, CRISES HIPOTENSIVAS E HIPERTENSIVAS IAM (INFARTO AGÚDO DO MIOCÁRDIO), DIABETES, HIPOGLICEMIA E SÍNCOPES.
  • CONHECER AS TÉCNICAS DE TRANSPORTE DE VÍTIMAS CLÍNICA E TRAUMÁTICAS COM SUSPEITA DE LESÃO NA COLUNA VERTEBRAL.
  • APLICAR TÉCNICAS DE MOVIMENTAÇÃO, REMOÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMA. ESTABILIZAÇÃO EM PRANCHA LONGA E KED’S.
  • MOVIMENTAÇÃO, REMOÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS CONHECER AS TÉCNICAS DE ABORDAGEM;
  • CUIDADOS ESPECÍFICOS PARA CADA CASOS PROTOCOLO COM INCIDENTE COM MULTIPLAS VÍTIMAS CONHERCER AÇÕES DE AVALIAÇÃO; ZONEAMENTO, TIRAGEM E METODO START PARA ACIDENTE E INCIDENTES QUE ENVOLVAM MULTIPLAS VÍTIMAS E APLICAR NA PRÁTICA AS TÉCNICAS QUE ENVOLVAM MULTIPLAS VÍTIMAS
  • PSICOLOGIA EM EMERGÊNCIA.
  • PARTO DE EMERGÊNCIA.
  • CONHECER A REAÇÃO DAS PESSOAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS E A ADMINISTRAÇÃO DO ESTRESSE APÓS INCIDENTES CRÍTICOS PARA OS PROFISSIONAIS DE EMERGÊNCIA CONCEITOS, RECONHECIMENTO, PROCEDIMENTOS E AÇÕES DE EMERGÊNCIAS EM PARTOS COMPLICADOS.